O governador Renato Casagrande (PSB) vai anunciar, em breve, mais uma mudança em seu secretariado. Dessa vez a troca é no comando da recém-criada Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd). Sai Ricardo Iannotti (PSB) para a entrada do ex-prefeito de Colatina Guerino Balestrassi (MDB). A secretaria foi criada no final do ano passado para gerir os recursos do acordo bilionário de Mariana. Ao longo de 20 anos, o Estado vai receber a quantia de R$ 14,8 bilhões.
Ianotti estava há apenas um mês no cargo. Ele era subsecretário da Casa Civil e assumiu a Serd no dia 2 de janeiro. Ele já vinha tocando as negociações sobre o acordo e foi confirmado pelo governador no cargo antes mesmo da pasta ser criada. “Ele está liderando esse trabalho, ele fez toda negociação, então ele é a pessoa que vai assumir a secretaria”, disse o governador à coluna De Olho no Poder em entrevista no dia 10 de dezembro.
Com a mudança, o PSB que tinha oito cadeiras no primeiro escalão, passa a ter sete. E o MDB, que iria ficar sem nenhuma pasta com a saída do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) do comando da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), agora terá representação no secretariado.