A Universidade Vila Velha (UVV) acaba de anunciar a aquisição da totalidade da UCL, faculdade de engenharia, negócios e tecnologia em Manguinhos, na Serra. Esse, que será o primeiro campus fora de sede da Universidade no município e o terceiro no Espírito Santo, vai receber um investimento de R$ 25 milhões.
A transição da UCL para UVV vai durar 90 dias, período em que acontecerão intervenções físicas e treinamentos com colaboradores. O presidente da UVV, José Luiz Dantas, afirma que as sinergias entre as duas instituições começam desde já, sob a liderança do pró-reitor executivo Heráclito Amâncio Pereira.
Os alunos da UCL passarão a ter acesso a toda a estrutura– física e digital– da UVV, enquanto a instituição de Vila Velha vai ofertar em sua plataforma de educação à distância, o UVV ON, e em seus 75 polos, os cursos de engenharia e tecnologia da UCL. O objetivo é transformar o campus da Serra no MIT capixaba. “Os mil alunos da área de engenharia e tecnologia do Campus UCL Manguinhos agora passam a contar com a infraestrutura da UVV. O objetivo é transformar o espaço na MIT capixaba”, diz José Luiz Dantas, fazendo alusão ao Massachusetts Institute of Technology, a principal universidade de engenharia e tecnologia do mundo, onde estudaram nomes como Buzz Aldrin e Richard Feynman. No novo campus, a UVV terá autonomia para abrir todos os cursos que lhe interessam– com exceção de medicina e direito– assim que o MEC concluir a homologação. Com essa aquisição, a UVV ultrapassa a marca dos 16 mil alunos. O plano de expansão da Universidade segue a lógica da criação de campus segmentados, como o de Linhares que terá em breve um centro de medicina. Para além do Espírito Santo, a UVV vai seguir passos nacionais e internacionais com o apoio de seu chanceler Paulo Guedes. Fundada por ex-professores da Ufes, a UCL iniciou suas atividades em janeiro de 2000 com três cursos de engenharia, afinal, estava no centro industrial mais relevante do estado, a Serra. Hoje, a instituição conta com cursos também em áreas como logística, tecnologia, gestão e marketing e soma mil alunos.