(27)99861-9050

NO AR

MISTURA JOVEM DA FOLHA

Com ISAAC RABBI

Cidade

ES fecha bimestre com menor número de homicídios dos últimos 28 anos

Segundo dados da Sesp, foram 148 assassinatos em janeiro e fevereiro, contra 181 no mesmo recorte temporal do ano passado

Publicada em 02/03/2024 às 08:15h - 445 visualizações

por redação A Folha


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Foto: Reprodução  (Foto: Foto: Reprodução)

Espírito Santo fechou o primeiro bimestre de 2024, que compreende os meses de janeiro e fevereiro, com o menor número de homicídios desde 1996. Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foram 148 assassinatos registrados nos municípios capixabas. Os dados também demonstram que, em relação ao bimestre do ano anterior, a redução foi de 18,2%, quando foram registrados 181 no período de 2023. Apenas a região Norte capixaba teve crescimento de seis casos. Além disso, na série histórica de 28 anos, o melhor resultado para um bimestre havia sido em 2022, quando o Estado alcançou 166 homicídios no período. Segundo os dados da Sesp, os destaques na redução de números de homicídios ficam por conta das regiões Noroeste, Sul e Metropolitana, com redução cada, respectivamente de 50%, 35% e 16,5%. 

Redução no número de mulheres mortas 

Outro dado que demonstra evolução e redução é o homicídio de mulheres, além dos feminicídios. Ao todo, foram 12 assassinatos de mulheres em 2024, sendo que deste total, seis foram causados pelo crime de gênero. No ano passado, o primeiro bimestre registrou 16 mortes de mulheres, sendo sete feminicídios. A redução chega a 25% no total. O secretário de Estado da Segurança Pública, Eugênio Ricas, destacou que ano após ano o Estado adota mais ações e programas para acolher essas vítimas de violência doméstica, no intuito de eliminar a cultura do machismo e conseguir livrar as mulheres da dependência desses agressores.

Governador do ES comemorou os dados positivos 

Com os dados positivos, o governador Renato Casagrande ressaltou a importância de mais um ano de redução de assassinatos e informou que exalta o trabalho das foras de segurança. É destacado que, o Espírito Santo definiu uma mata de colocar o Estado entre os cinco menos violentos do País.  “É importante destacar que no ano passado já havíamos alcançado o menor índice de homicídios da história do Estado. São resultados como estes que reforçam a relevância do trabalho conjunto entre as forças de segurança, o nosso eixo social do programa Estado Presente e as comunidades, orientados para a construção de um futuro mais pacífico e seguro em nosso Espírito Santo”, afirmou o governador. O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, também afirmou que o desempenho reflete todo um planejamento bem executado pelos servidores das forças policiais do Espírito Santo, em busca da preservação de vidas. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(27)99861-9050

Copyright (c) 2024 - Rádio a Folha - AV. Honório Fraga, Nº 120, Centro, São Domingos do Norte - ES
Converse conosco pelo Whatsapp!