O Espírito Santo fechou o primeiro bimestre de 2024, que compreende os meses de janeiro e fevereiro, com o menor número de homicídios desde 1996. Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foram 148 assassinatos registrados nos municípios capixabas. Os dados também demonstram que, em relação ao bimestre do ano anterior, a redução foi de 18,2%, quando foram registrados 181 no período de 2023. Apenas a região Norte capixaba teve crescimento de seis casos. Além disso, na série histórica de 28 anos, o melhor resultado para um bimestre havia sido em 2022, quando o Estado alcançou 166 homicídios no período. Segundo os dados da Sesp, os destaques na redução de números de homicídios ficam por conta das regiões Noroeste, Sul e Metropolitana, com redução cada, respectivamente de 50%, 35% e 16,5%.
Outro dado que demonstra evolução e redução é o homicídio de mulheres, além dos feminicídios. Ao todo, foram 12 assassinatos de mulheres em 2024, sendo que deste total, seis foram causados pelo crime de gênero. No ano passado, o primeiro bimestre registrou 16 mortes de mulheres, sendo sete feminicídios. A redução chega a 25% no total. O secretário de Estado da Segurança Pública, Eugênio Ricas, destacou que ano após ano o Estado adota mais ações e programas para acolher essas vítimas de violência doméstica, no intuito de eliminar a cultura do machismo e conseguir livrar as mulheres da dependência desses agressores.
Com os dados positivos, o governador Renato Casagrande ressaltou a importância de mais um ano de redução de assassinatos e informou que exalta o trabalho das foras de segurança. É destacado que, o Espírito Santo definiu uma mata de colocar o Estado entre os cinco menos violentos do País. “É importante destacar que no ano passado já havíamos alcançado o menor índice de homicídios da história do Estado. São resultados como estes que reforçam a relevância do trabalho conjunto entre as forças de segurança, o nosso eixo social do programa Estado Presente e as comunidades, orientados para a construção de um futuro mais pacífico e seguro em nosso Espírito Santo”, afirmou o governador. O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, também afirmou que o desempenho reflete todo um planejamento bem executado pelos servidores das forças policiais do Espírito Santo, em busca da preservação de vidas.