Um garimpo ilegal que extraía ouro de uma Área de Preservação Permanente (APP) foi fechado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), nessa terça-feira (18), em Apiacás, a 1.005 km de Cuiabá. A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar.
O responsável pelo garimpo foi multado em R$ 50 mil pelo desmatamento de 0,93 hectares de área preservada, no bioma amazônico e ainda foi autuado em R$ 500 mil pela prática de atividade potencialmente poluidora, sem possuir autorização do órgão ambiental competente.
Durante a operação foram apreendidos ainda dois motores e uma escavadeira hidráulica, encontrados escondidos em uma área florestal. Os bens apreendidos foram removidos do local e depositados na Prefeitura de Apiacás.
A operação utilizou alertas de desmatamento por imagens de satélite de alta resolução, que apontaram o local exato onde houve o desmatamento. Não houve prisão em flagrante.
Desde março deste ano, é realizada a Operação Amazônia contra crimes ambientais, com equipes em campo e de monitoramento remoto, para responsabilizar os infratores.