O deputado estadual João Coser (PT) participou com os trabalhadores da educação pública capixaba do Dia Nacional de Paralisação na Educação, realizado nesta quarta (26), em Vitória. O ato, promovido no estado pelo Sindiupes, reivindica a aplicação do Piso do Magistério na carreira; a revogação imediata do Novo Ensino Médio; a valorização dos funcionários da educação e o enfrentamento à violência e uma cultura de paz nas escolas.
Ao final da manifestação, João Coser recebeu uma comissão formada por membros do Sindiupes. Na ocasião, o sindicato entregou ao deputado a pauta de reivindicações da categoria. De acordo com o documento, é urgente a aplicação de medidas efetivas para garantir uma educação pública de qualidade com valorização profissional. “Torna-se necessário o envolvimento do Poder Legislativo no debate e encaminhamento de ações junto ao Sindiupes, visando à implantação de ações para a construção da cultura paz e um ambiente escolar com segurança para a comunidade”.
Coser registrou seu apoio à educação pública de qualidade e se colocou ao lado da categoria ao reivindicar valorização dos profissionais. “Sabemos que temos muitos desafios, como a segurança de toda comunidade escolar, para que se tenha tranquilidade para educar. É dentro da sala de aula que os educadores formam o presente e também o futuro, junto com pais e responsáveis. E isso os nossos professores fazem muito bem. Por isso, eles precisam ser valorizados na proporção da importância do trabalho que desenvolvem. Meu mandato na Assembleia Legislativa está sempre à disposição destes trabalhadores e trabalhadoras”.
Sobre o documento entregue pelo Sindiupes, o deputado se comprometeu, junto ao deputado Dary Pagung, presidente da Comissão de Educação da Assembleia, a levar as reivindicações da categoria ao governador Renato Casagrande.