Na madrugada deste domingo (12), a equipe da 3ª Cia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreendeu armas de fogo, animais silvestres abatidos e petrechos de caça no município de Linhares. A ação ocorreu durante patrulhamento preventivo, onde um indivíduo foi detido, e foram apreendidas duas espingardas calibre .22, 50 munições calibre .22, petrechos utilizados para caça, duas motocicletas e animais silvestres abatidos, sendo eles dois tatus, um teiú, uma paca e um mutum preto. Este último, um animal endêmico da Mata Atlântica, encontra-se ameaçado de extinção. O Mutum Preto possui as seguintes características: mede cerca de 83 centímetros de comprimento e pesa 2,7 quilogramas. O macho é preto com a região da barriga branca e a fêmea tem a plumagem preta listrada de branco, cabeça e pescoço preto, peito canela e barriga bege.
Estima-se também que existam menos de 250 indivíduos maduros dessa espécie, e 90% deles vivem entre Sooretama e Linhares.
Os materiais apreendidos, juntamente com o conduzido, foram encaminhados e entregues à Delegacia de Linhares para adoção das medidas cabíveis.